IVDIV

Índice ivalor Dividendos (IVDIV)

R$ 405.185,77 -1,96%

Rentabilidades

Mês

0,00%

1 Ano

11,20 %

2 Anos

1,68 %

0,85 % a.a.

4 Anos

137,12 %

24,66 % a.a.

8 Anos

411,23 %

23,00 % a.a.

Máx.

710,37%

21,93% a.a.

Sobre

O índice ivalor Dividendos é composto pelas 15 ações com maior potencial de pagamento de dividendos e que também apresentam um certo nível de qualidade. Em outras palavras, as ações que compõe o índice são as melhores do Ranking de Dividendos. Cada ação possui aproximadamente 6,67% de participação no índice.

O desempenho do ivalor Dividendos foi o que apresentou o maior desempenho em 8 anos, mostrando que a estratégia de investir em empresas de qualidade com excelente potencial de distribuição de dividendos pode ser muito rentável no longo prazo. Não é à toa que Luiz Barsi e Décio Bazin, dois dos maiores investidores bem sucedidos conhecidos, sempre investiram em boas pagadoras de dividendos.

Vale a pena ressaltar, no entanto, que não basta se basear no Dividendo Yield (12 meses) que mostra o quanto a empresa pagou de dividendos. Na maioria dos casos, as empresas pagam de forma irregular e não há garantia de que continuarão pagando da mesma forma. Existem vários exemplos de empresas que pagaram muito por um período e depois passaram anos sem pagar nada. Por isso, o índice utiliza o indicador Dividendo Yield ivalor que mede a capacidade de pagamento de dividendos da empresa em termos percentuais. Ou seja, ele é o DY que a empresa consegue pagar de forma consistente.

Outro fator que explica o desempenho superior do índice é que o Ranking de Dividendos é mais dinâmico. Os preços das ações influenciam diretamente no Dividend Yield ivalor. Dessa forma, o índice tende a trocar ações que ficaram mais caras (o DY diminuiu) por ações que ficaram mais baratas (o DY aumentou), aumentando significativamente a sua rentabilidade ao longo do tempo.

Note que os índices ivalor Qualidade e ivalor Small Caps trocam as empresas apenas em função de perda de qualidade, ou seja, não importa se as empresas estão caras ou baratas. Diferentemente, o índice ivalor Dividendos utiliza os dois critérios simultaneamente. Isso evidencia que uma gestão mais ativa da carteira, que favoreça o aporte em ações mais baratas sem abrir mão da qualidade, apesar de mais trabalhosa, pode dar muitos frutos no longo prazo.

Composição

15 ativos

                             

 

Comentários