IVQUAL

Índice ivalor Qualidade (IVQUAL)

R$ 335.457,68 1,25%

Rentabilidades

Mês

0,72%

1 Ano

7,89 %

2 Anos

6,58 %

3,31 % a.a.

4 Anos

58,95 %

12,56 % a.a.

8 Anos

209,69 %

15,44 % a.a.

Máx.

570,92%

19,35% a.a.

Sobre

O índice ivalor Qualidade é composto pelas ações das 50 melhores empresas do Ranking de Qualidade ivalor com participações de aproximadamente 2% cada.

Para determinar a composição e a rentabilidade do índice ao longo do tempo, calculamos o ranking retroativamente de forma que nosso algoritmo só tivesse acesso aos dados anteriores ao momento do cálculo. Dessa forma, garantimos que a avaliação das empresas num determinado tempo no passado não utilize dados posteriores o que poderia favorecer os resultados e incorrer numa avaliação inadequada do nosso método. Vale ressaltar também que os algoritmos que calculam as notas das empresas e geram o ranking não utilizam a valorização das ações nem a distribuição de proventos como critério de avaliação. Eles partem da premissa que os preços e os dividendos acompanham os lucros e não o contrário. Sendo assim, apenas dados fundamentalistas das empresas são utilizados na geração do ranking.

Para verificar se a quantidade de ativos tem efeito sobre o desempenho, criamos diversos índices com quantidades de ativos variando entre 15 e 50 e calculamos suas composições e rentabilidades por um período de 8 anos (entre 2011 e 2019).

Os testes mostraram que a rentabilidade anual média dos índices variou entre 21% e 23% no período, sem correlação evidente com a quantidade de ativos. Já o IBOVESPA valorizou, em média, cerca de 10% ao ano no mesmo período.

Já esperávamos que nossos índices superassem o IBOVESPA visto que é amplamente conhecido que o desempenho de boas empresas é superior à média do mercado no longo prazo. Os testes realizados não só confirmaram essa expectativa, mas evidenciaram a qualidade dos nossos algoritmos de análise fundamentalista de empresas.

Uma vez que não houve correlação evidente entre a rentabilidade dos índices e a quantidade de ativos, utilizamos o limite superior dos testes, isto é, 50 ações. Um número maior de ações representa um número maior de carteiras possíveis. De fato, com 50 ações é possível gerar uma quantidade inimaginável de carteiras diferentes diversificando entre setores, mercados, segmentos, portes e diversos outros critérios de acordo com o desejo do investidor.

Ao criar uma carteira baseada no Ranking de Qualidade ivalor o investidor pode obter uma rentabilidade superior ou inferior ao índice ivalor Qualidade a depender da sua habilidade de seleção dos melhores ativos em conjunto. No entanto, com base nos resultados dos nossos testes, a rentabilidade de uma carteira baseada nas top 50 do ranking ivalor dificilmente será inferior à rentabilidade deste índice, desde que a carteira contenha no mínimo 15 ações e seja mantida com um nível razoável de balanceamento.

Composição

50 ativos

                                                                                                   

 

Comentários