IVSMLL

Índice ivalor Small Caps (IVSMLL)

R$ 476.104,93 -0,76%

Rentabilidades

Mês

-0,76%

1 Ano

-34,81 %

2 Anos

8,40 %

4,18 % a.a.

4 Anos

59,78 %

12,70 % a.a.

8 Anos

203,70 %

15,15 % a.a.

Máx.

852,21%

21,64% a.a.

Sobre

O índice ivalor Small Caps é composto pelas ações das 15 melhores empresas do Ranking de Qualidade ivalor cujo valor de mercado é menor do que R$ 5 bilhões. Cada ação possui aproximadamente 6,67% de participação no índice.

O processo de criação e atualização do índice ivalor Small Caps é o mesmo do índice ivalor Qualidade, tendo como única diferença o critério adicional de porte da empresa e a quantidade menor de ativos para composição do primeiro. As demais características dos dois índices são semelhantes.

Uma observação que vale a pena ser feita é que o índice ivalor Small Caps tende a variar com maior amplitude do que o índice ivalor Qualidade, ou seja, em períodos de queda, este desvaloriza com mais intensidade e em períodos de alta, valoriza mais. Esse efeito pode ser visto nos gráficos dos índices. Isso está em linha com o fato, também conhecido, de que empresas de menor porte são, geralmente, mais arriscadas e, portanto, tendem a sentir mais os efeitos do pessimismo e do otimismo do mercado.

Em linha com esse resultado, o investidor pode achar interessante montar uma carteira de Small Caps nos momentos posteriores a uma queda sistêmica acentuada, quando as Small Caps teoricamente estarão mais descontadas com relação às empresas maiores e, dessa forma, obter uma rentabilidade melhor durante o período de alta.

Composição

15 ativos

                             

 

Comentários